Pular para o conteúdo principal

Entenda um pouco sobre Quilting e Patchwork

O patchwork e quilt basicamente são trabalhos manuais feitos de pedaços de tecidos emendados. O patchwork é a emenda dos retalhos costurados de forma a formar desenhos.

Este sanduíche de tecidos é preso por pespontos que são chamados de quilt.
Os tampos também podem ser feitos de aplicação ou misturando as duas técnicas, patchwork e aplicação.

Os modelos são infinitos, existe uma infinidade de técnicas e modelos.

Com as técnicas básicas, um pouco de imaginação e algumas idéias você faz lindos trabalhos, e pode lucrar bastante com apenas seus retalhos, acredite.

Você pode fazer almofadas, colchas, cobre-leito, mantas de sofá, painéis de parede, roupas, pequenas utilidades para o lar, brinquedos e acessórios.

O patchwork e o quilt atualmente são uma ótima terapia onde podemos nos distrair e relaxar além de ganhar uma renda extra ou até ser um trabalho profissional.

Devemos ter vários cuidados com material de trabalho:

Placas de corte e réguas devem ser mantidas sempre em local plano para evitar que empenem, tesouras cortadores devemos guardar em local seguro (principalmente se tiver crianças em casa).

Moldes, riscos e projetos devem ser guardados em uma pasta para não os perdemos, pois fazemos um trabalho hoje que poderemos querer repetir depois.

Devemos se possível, anotar em um caderno a quantidade, cor de tecido e técnica usada em um trabalho ou por uma pequena etiqueta no verso do trabalho com os dados da peça.

Tecidos: de preferencia aos 100% algodão (tricoline é o mais recomendado).
Devemos lavar com água e sabão neutro e passar antes de usar.
Devemos sempre ter em mãos a quantidade de tecido necessário para o trabalho.

Podemos usar tecidos lisos, estampados, xadrez, listrados, floral, poás, desenhos geométricos ou o que sua imaginação desejar.

Linhas próprias para quilt e máquina de costura devem ser 100% algodão.

Sempre que começar um novo trabalho coloque uma agulha nova na máquina isso evitará pequenos furos (por agulha rombuda), o que poderá comprometer seu trabalho final.

Quando acabar de fazer uma peça, revise todo o trabalho para, verificar manchas, riscos, linhas sem arrematar e etc…

Faça um saco de tecido de forro para guardar suas peças. Isso ira conservá-la por mais tempo e irá valorizar seu trabalho caso desejar vender sua peça.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário para mais conteúdos.
Acesse nossa loja virtual www.baurumaqonline.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brother PE810L é boa? Presta mesmo? Vale a pena?

Olá Bordadeira(o) ou quem pretende começar!

Hoje iremos deixar nosso ponto de vista sobre esse lançamento da Brother, o modelo PE810L.

Bom, esse modelo é portátil e computadorizado, você leva pra onde quiser e faz seus bordados onde você for.

Então Baurumaq, esse modelo presta ou não?
É um modelo ótimo e prático e vamos listar agora o que a faz ser tão "gostosa" de se usar.


Área de bordado de 13 x 18 cm Podendo comprar separadamente um bastidor maior.Velocidade de até 650 ppm dependendo do tipo do ponto as máquinas portáteis não chegam nesse pico de velocidade.136 bordados na memória fora que você pode colocar um pendrive com milhares de bordados novos que ela borda direto do pendrive sem precisar utilizar a memória da maquina.11 fontes de letras Isso aqui é sensacional, o modelo antigo PE 770 possuía apenas 6 tipos de letras e você consegue regular o tamanho dela no painel.Visor Colorido Mais uma coisa que não possuía no modelo anterior.Edição de bordado Lembrando que essa e…

Overloque e Interloque, entenda a diferença

Olá costureiros(as) e curiosos rs
O post de hoje estaremos abordando um pouco sobre duas máquinas, a Overloque (overlock) e a Interloque (interlock).
Como muitas pessoas tem dúvidas sobre essas máquinas, tentaremos esclarecer algumas coisas aqui.

Muitos clientes chegam na loja pedindo uma overloque (overlock) e depois de alguns minutos de conversa, eles levam pra casa a Interloque (interlock).
Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Overloque (overlock)
A Overloque tem dois pedais em sua mesa: um deles é para trabalhar na máquina e o outro é para levantar o calcador, ou seja ela não tem joelheira como muitas pessoas estão acostumados com as máquinas retas.
Possui uma agulha, e trabalha com três fios, duas linhas de overloque que são passadas pelos loopers e uma linha comum que passa pela agulha.
A overloque é um tipo de máquina voltada para tecidos com elasticidade que também são conhecidos como "malhas". Por seu ponto ser flexível e entrelaçado, evita que a costura estour…

Entenda a diferença: Tecido Plano e Malha

Olá costureira(o), como estão?
O post de hoje é para você entender um pouco sobre tecidos, é mais uma introdução já que o assunto é bem vasto, vamos começar?

Basicamente todos os tecidos sejam eles malhas ou planos podem ser feitos de fibras naturais ou sintéticas.
As fibras naturais são: Algodão, linho, lã e seda, os tecidos feitos com fibras naturais respiram melhor por isso não dão aquele mau cheiro, mais confortáveis, flexíveis e tendem a durar mais.
As fibras sintéticas são: Viscose, acetato, raion, poliéster, acrílico e nylon, os tecidos feitos com fibras sintéticas tendem a queimar com mais facilidade na hora de passar, não absorvem a transpiração porém são bem resistentes, quase não amassam o que é ótimo para viagens e secam muito rápido.

A diferença entre tecido plano e malha é que todo tecido que ao puxar as pontas ele não esticar, este tecido é um tecido plano e se puxar e esticar é uma malha.


Ou seja:
Tecido plano = Não estica
Malha = Estica

O tecido plano na prática é mais …